quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Crianças que se sujam durante as refeições aprendem mais rápido.




Criança com a mão na comida  (Foto: Thinkstock)

Migalhas na mesa, boca, queixo e até bochechas melecadas. A hora da refeição das crianças na sua casa é uma bagunça? Que bom, porque uma pesquisa acaba de mostrar que se sujar enquanto se alimenta pode estimular o desenvolvimento do seu filho. Sim, é isso mesmo!
Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram crianças de 16 meses diante de 14 alimentos que poderiam ser ingeridos sem causar perigo a elas, tais como suco, sopa, pudim. Os estudiosos inventaram um nome para eles. Depois de um tempo, perguntaram aos bebês como chamava cada comida. Aqueles que fizeram sujeira e colocaram as mãos na refeição se lembravam com mais facilidade das palavras – isso porque, de acordo com o estudo, captaram a diferença das texturas das substâncias.Um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, descobriu que entrar em contato direto com os alimentos pode ajudar na aquisição de vocabulário. Os bebês que colocam as mãos na comida conseguem sentir as diferentes texturas e aprender as palavras mais rapidamente. Isso vale para aqueles alimentos que não são sólidos, como leite, sopa e papinha, por exemplo. Como eles adquirem a forma do recipiente, fica mais difícil que o bebê os reconheça. Mas, ao usar as mãos e entrar em contato com os materiais, percebem melhor cada um.
Por isso, durante as refeições, não há problema em seu filho pegar a comida. Isso faz parte do desenvolvimento dele. “Os pais não devem inibir o movimento das mãos. Antes de 1 ano, ela ainda não tem coordenação motora suficiente para usar os talheres”, explica o pediatra Alessandro Danesi, do Hospital Sírio Libanês (SP). Já, após essa idade, você pode começar a introduzir regras para o momento da refeição. O momento de comer deve ser agradável, portanto, deixe que seu filho se solte e sinta as texturas do que está no prato.
É hora de desbravar

Lembre-se de que esse contato com diferentes consistências vale não apenas para a hora das refeições. “Quanto mais cedo a criança conhecer formas diferentes, maior será o universo de compreensão dela”, diz Danesi. Por isso, aos 2 meses, você já pode apresentar a ela tapetes e outros brinquedos com texturas, como livros e  bichinhos coloridos. Mais tarde,  bolas com relevo também são uma boa opção para estimular o tato. Após os 8 meses, papéis podem fazer com que ela aprenda a arrancar e a amassar (o que ainda vai garantir boas risadas). Tome cuidado apenas para que ela não leve os papéis à boca. Formas geométricas diferentes, feitas de materiais que não machucam (borracha, tecidos ou plástico), são ótimas opções.
Outra maneira de deixar a criança se soltar é durante o banho. Com sua supervisão, deixe seu filho segurar o sabonete, brincar com a água e até com a esponja, mesmo que você não a use. Ele, provavelmente, vai derrubar tudo no chão, mas não tem problema.
Dessa forma, você também estimula a independência dele. É claro que sua assistência é fundamental, mas não o impeça de brincar, de sentir, de colocar as mãos no alimento, na terra, na areia, de segurar os brinquedos. Será mais uma forma de a criança conhecer o mundo à sua volta. A sujeira e a bagunça, você arruma depois. Combinado?
Fonte:Daqui....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários
Comente também!